quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Momento Papo

Preparando o fim de ano resolvi fazer uma edição dos vídeos que em 2.019 serão o mote das postagens "Momento Papo".

Esta coleta foi de dois papos com os Inimitáveis Viventes, Fábio e Rubia e com o Thiago, cliente da Cervejaria Curitibana.

A ideia desta pegada surgiu no primeiro vídeo neste estilo que fiz com os Inimitáveis na Growlex, postado aqui no dia 5 de outubro de 2.018 link.

Já faz um tempo que estava com esta ideia na cabeça e agora vai rolar.

Se inscreva no canal do YouTube




segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Beto - Cervejaria Mad Dwarf

O mundo da cerveja artesanal realmente tem algo peculiar, os donos das fábricas trabalham somando forças ao invés de competir ferozmente como é comum no mercado das outras cervejas não artesanais.

Recentemente o Beto esteve em Curitiba com a Kombi e trabalhou em parceria com alguns pubs em Curitiba, este diferencial é algo espetacular, pois pela ótica comercial poderia ser visto com um concorrente.

Foi um domingo de confraternização de irmãos Catarinenses e Paranaenses consumindo boas cervejas e compartilhando muitas histórias.

Neste dia fiz alguns videos, que serão utilizados em uma nova página aqui no blog que terá o seguinte nome, Papo Amizade. Na verdade esta inspiração nasceu há algum tempo, quando gravei o primeiro vídeo neste estilo com os Inimitáveis Viventes, que já foi publicado aqui, mas ainda sem a página dedicada exclusivamente a estes vídeos.

Foi muito bom o papo com o Beto, conhecer um pouco da trajetória deste cervejeiro que tem ampliado sua rede de pubs e colaborado para o crescimento do mercado das cervejas artesanais.



segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Mulheres Apaixonadas por Cerveja

Foi em uma noite fria de segunda-feira em pleno mês de novembro, que parecia muito mais o mês de julho ou agosto com o inverno a plenos pulmões, que registrei o papo com bera com a Mari Cavazotti Fornarolli.
Uma noite de ótimas cervejas e uma bela companhia.
Muitas histórias desta mulher que entrou no mundo da cerveja artesanal por acaso, na verdade por curiosidade ao se deparar com o trabalho envolvendo estas cervejas saborosas.
Foi noite de aniversário no estúdio 1 da Growlex, onde costumo gravar boa parte dos papos, festa do Luigi e da Najlha comemorando seus aniversários.

Com a festa rolando solta com som ao vivo, decidi gravar na área externa, pois o clima estava propício para cervejas mais fortes, o resultado pode ser conferido no vídeo que segue.

Se inscrevam no canal do Youtube e cliquem no sino para acompanhar.


domingo, 25 de novembro de 2018

Taverna Jester

Um lugar na Ilha de Florianópolis que atende com cerveja artesanal e bons pratos.

Uma iniciativa da Cervejaria Jester que investiu buscando qualidade para oferecer aos clientes e amantes da boa cerveja artesanal.

A Cervejaria que produz uma Flanders em um Castelo em plane Santa Catarina.

A proprietária e fundadora, Rosângela Buitone, enviou o filho, André Buitone, para estudar na Alemanha e ele retornou graduado, é o mestre cervejeiro responsável pela produção da fábrica, uma cervejaria em um castelo.


 

  








quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Mulher, Empresária e Sommelier de Cervejas

Assim apresento a Marilise Oliveira, uma jovem mulher que a muito se interessou pelo sabor da cerveja artesanal.

Sua formação em psicologia e a sua experiência no setor de RH do mundo corporativo foram subjugados pela experiência com a cerveja, que a levou a empreender.

Agora de volta ao mundo corporativo, se mantém sócia do Hendrix Brew House.

Assistam o vídeo e curtam o canal.



sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Noite + Amizades + Cerveja

Era uma noite de inverno em plena primavera curitibana, eis que ao acaso alguns amigos se reencontram na Growlex, Beer Station do bairro Bacacheri!

Amizades forjadas a mais de um ano, naquele mesmo lugar, local de muitas amizades, muitos papos sobre os mais variados assuntos e tanto aprendizado a respeito do mundo da cerveja artesanal.

Local onde ouvi tantas histórias interessantes que me inspiraram a desenvolver este projeto, o blog Papo com Bera.

Desta vez, mais que rápido no gatilho, saquei o celular pra registrar um trecho interessante do início das produções cervejeiras do casal Inimitáveis Viventes.

Obrigado aos amigos presentes, boas lembranças, novas memórias, velhas e novas histórias.


quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Hendrix Brew House - O Castelo do Juvevê

Na noite de quarta-feira, primeira semana da primavera de 2.018 o sócio fundador do Hendrix Brew House, Douglas Kleinschmidt, recebeu a visita de uma amiga de longa data, Valéria Ribeiro.

Foi assim que registrei a história do Castelo do Juvevê e seu sócio fundador. Num bate papo entre amigos, matando a saudades.

Desafiando a atual situação pela qual passamos em nosso país, o Hendrix já está próximo de comemorar seu segundo ano de funcionamento, sempre com som ao vivo e cervejas especiais.



Quanto ao cardápio, fica a sugestão em especial para duas especialidades da casa: o pão com bolinho  e o pastel de costela.

Pão com bolinho

Pastel de costela

@hendrixbrewhouse @papocombera


quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Papo de Designer

Como tudo na vida, mudanças, evolução, necessidades.
Comecei o blog com o simples intuito de registrar histórias especias da cena da cerveja artesanal, iniciei do jeito que pude. No entanto no percurso desta jornada percebi que precisava de uma identidade visual, por mais simples que fosse, pois mesmo que a opção seja a forma mais espartana de apresentação percebi que era o momento de evoluir o projeto e adotar uma identidade visual.
Dada a urgência, identificada por mim, criei uma logo provisória, enquanto um designer desenvolvia uma logo de acordo com a ideia e espírito do projeto que me impulsionou a desenvolver este projeto.

Agora sim, depois deste tempo de conversa e evolução da ideia, chegamos a uma imagem que representa a mensagem e ideia, chegou a nova logomarca do blog.

Assim, convidei o designer Luiz André Velasques para conversar e contar um pouco da sua criação e do processo do desenvolvimento de todo o trabalho. Estendi o convite para a Valéria Ribeiro que contribui de sobremaneira para o desenrolar todo este processo.

Versão compacta



Versão completa

@papocombera @luizandrevelasques

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Débora Breginski

Vinho, nome da bebida secular que tem legiões de fãs por todos os lados do planeta, antecedido do artigo masculino O, mas melhor apreciado quando compartilhado com uma bela companhia.

Já faz tempo que me interessei e me debrucei sobre o mundo do vinho, aprendi um pouco, entendi um pouco e bebi muito!

Em 2.017 conheci o #vinhonarua coordenado e realizado pela sommelière Débora Breginski, lembro que desde do início da conversa, foi especial. Ela é uma daquelas pessoas especiais que temos o prazer de encontrar na vida!

Antes de conhecer ela, já acompanhava o trabalho e admirava o projeto desenvolvido por ela, mais ainda após conversar com ela e conhecer em detalhes a sua trajetória.

Confesso, que em 2.017 foi o ano em que me joguei no mundo da cerveja artesanal, mas a Débora me fez revisitar o mundo do vinho, particularmente os espumantes, pois o vinho tinto, já não me interessa tanto.
Talvez a carbonatação seja o que aproxima de alguma forma esta bebida com as cervejas que tanto tenho apreciado, mas o que importa é que realmente ela me inspirou a revisitar o mundo dos vinhos.

Algumas amigas, tão fãs do mundo dos vinhos, foram por mim apresentadas ao mundo das cervejas artesanais, como costumo ser justo e cavalheiro, assim compartilho também momentos consumindo espumante em conversas com as amigas queridas, que têm a preferência pelos vinhos.

Em Curitiba, o movimento #vinhonarua fez um alvoroço, foi algo surreal!

Imagine a ousadia desta mulher que trouxe esta bebida tão elitizada, apreciada e endeusada, para a rua.

Como assim?
Beber vinho nas calçadas de Curitiba. Algo mudou.

Realmente, existiu o antes e agora o depois da Débora.
Até mesmo as sommelières que participaram do Rainhas de Copas, com ela, perceberam a naturalidade e espontâniedade com a qual ela trata e aproxima o mundo do vinho de todos os mortais e cidadãos comuns.

Talvez seja este o grande dom, depois do seu maior dom que a capacitou para esta profissão, o de descomplicar o mundo do vinho para todos e proporcionar a todos apreciarem os vinhos entendendo um pouco mais deste maravilhoso mundo.

A Débora é a referência quando se fala em vinho, ela vem acumulando prêmios desde 1.997, foi também a primeira mulher a disputar o título Melhor Sommelier.

Definitivamente, ela colocou o feminino antecedendo o artigo masculino que precede a palavra vinho.

Parabéns, querida Débora!


Débora no Facebook                Débora no Instagram

#deborabreginski                          #vinhonarua

#MarceloRi6eiro                        #papocombera





Fonte: https://marcelori6eiro.blogspot.com/2018/08/debora-breginski.html

sábado, 18 de agosto de 2018

Cervejaria Pictos

A Cervejaria Pictos, nasceu da amizade do Marcelo e do Fernando, da paixão em comum pela cerveja e uma força extra.

Cada trajetória tem suas peculiaridades, esta segue o riscado!

Dois amigos, que trabalhavam no mundo corporativo e por hobby produziam cerveja na panela, como tantos outros cervejeiros, no entanto assim que tiveram uma força extra decidiram partir para a produção profissional de cerveja. Entenda, muitas das melhores cervejas são ou foram feitas em panelas, nas casas dos cervejeiros, também chamados de paneleiros.

Conversei com o Marcelo Nagal e registrei um pouco da história desta parceria com o Fernando Meneguelo que teve início em janeiro de 2.017.


#CervejariaPictos #PapocomBera

terça-feira, 14 de agosto de 2018

Pai Cervejeiro

Existem muitos tipos de pais, mas independente do tipo o que importa é o amor e atenção dados aos filhos.

Ser pai é um presente, o melhor presente!

Trabalhar para sustentar a família é algo comum, melhor ainda quando o trabalho se parece mais com o prazer ao invés de obrigação e/ou necessidade.

O Pai da Thalita que tem apenas 4 anos, deseja dar irmãos para ela mas a questão ainda está sob análise da mãe.

Jocemar G. Norato é casado com a Thaís da Rocha C. Norato.

Jocemar tem orgulho de prover o sustento da sua família com o seu trabalho na Cervejaria Bodebrown.

Este pai cervejeiro faz parte da história da Bodebrown, desde o início, desde os primórdios da cervejaria.


#papocombera #MundoBodebrown #Bodebrown

sábado, 4 de agosto de 2018

Primeiro lugar em shopping para abastecer growler na contra pressão.

Novidade! A Growlex inaugurou um quiosque no Shopping Estação em Curitiba, com o objetivo de comercializar seus growlers e abastecer os consumidores do shopping com deliciosas cervejas artesanais.
Pra completar, tem uma enchedora de growler que abastece os growlers na contra pressão, proporcionando mais qualidade para consumir a cerveja artesanal.

A inauguração nesta primeira semana de agosto foi logo após uma virada de noite, quando o Rafael Prá teve o trabalho concluído próximo as sete horas da manhã.



 Agora já começou, em Curitiba temos o primeiro lugar de abastecimento de growler na contra pressão, o primeiro do mundo dentro de um shopping!

















@papocombera @growlexgrowler

terça-feira, 24 de julho de 2018

Booombar

Nos últimos tempos nas noites curitibanas, os bares, beer shops e beer stations, são visitados por um casal uniformizado que agita por onde passa.

Tudo aconteceu, como todos os bons projetos, de uma conversa entre amigos com um tom de brincadeira mas com total potencial de agregar valor a cena cervejeira.

Assim nasceu o Booom Bar, com site, perfil no Instagram e Fan page.
A maluquice é que as novidades não param, a todo momento tem surgido mais e mais novidades.
Inicialmente dois casais de amigos trabalhando juntos, agora somente um casal ficou com o projeto que virou empresa, apesar de ainda não monetizarem, eles tem investido pra valer no projeto.

Todo este trabalho, já resultou em um convite para atuar no Rio de Janeiro, mas no momento foi pontual, pois o foco é manter o trabalho em Curitiba e Região Metropolitana.

Muitas ideias, muitas coisas acontecendo e outras tantas por acontecer. Acompanhem!

Deixe um like no canal do YouTube.


quinta-feira, 19 de julho de 2018

A Garota Cervejeira

No ano passado, em 2.017 a Cléo Trindade, conhecida por Garota Cervejeira, iniciou a sua jornada no mundo cervejeiro.

Em 28 de dezembro de 2.015 ela postou a sua primeira foto com cerveja no perfil do Instagram. A segunda foi em 11 de fevereiro de 2.016 e assim iniciou os primeiros posts do que ainda nem fazia ideia. Em 5 de outubro de 2.016 fez a terceira publicação com cerveja, os passos foram dados, mas o processo foi longo. Em 22 de dezembro de 2.016 que a coisa pareceu tomar forma, já publicou a garrafa com o copo da marca ao lado. Já em 9 de março de 2.017 aparece com uma amiga e seus respectivos copos de cerveja, agora já estava prestes a nascer a Garota Cervejeira. Foi publicando cerveja, mais cerveja e assim sucessivamente, completamente perceptível a sua pegada cervejeira.
Quando chegou em 24 de julho de 2.017 recebeu um quadro com a imagem que seria a sua marca registrada, agora virou projeto, passos dados na sequência e começou a linha de produtos da Garota Cervejeira.

Em 2.017, logo após conversarmos pelo Instagram, nos encontramos na Cervejaria Bodebrow, bebemos e conversamos um pouco, fui apresentado a algumas amigas.

Passado o tempo, sempre com os convites em aberto, eis que num belo domingo ela me envia mensagem dizendo que está em Curitiba, marcamos um encontro para colocar o papo em dia e tomamos o café da manhã no Mercado Municipal de Curitiba, onde ela me contou das novidades, do motivo da sua vinda a Curitiba e seus novos projetos envolvendo a marca Garota Cervejeira.




terça-feira, 10 de julho de 2018

Lançamento da Cerveja West Coast Pale Ale!

Na noite de sábado no bairro Juvevê, a Cervejaria Chaos proporcionou uma noite saborosa para os cervejeiros e cervejeiras que marcaram presença na Monde Hop - rua Rocha Pombo, 75.

A convite do Juliano Laidens, compareci a festa de lançamento da cerveja deste pessoal caótico que revoluciona a cerveja artesanal. Tem muita história até chegarem neste momento, até definirem o nome comercial para o projeto da Cervejaria, galera que pensa, tem atitude, conceito e valor.

O papo começou de maneira informal e para registrar, comecei a gravar ali mesmo, ao lado do balcão. Pensei em editar e clarear a imagem para melhor iluminação, mas não teria o mesmo valor e vibe se alterar o original, afinal o nome da Cervejaria é Chaos, considerei propício o toque de iluminação underground para caracterizar a mensagem de liberdade e a forma de repensar o comum.

Sendo assim, confiram o video em seu estado quase bruto, somente com a edição necessária para a publicação.



sábado, 30 de junho de 2018

A Escola das Cervejas Belgas!

Em uma visita a Monde Hop, no bairro Juvevê, em uma conversa casual com o Juliano Laidens, surgiu a ideia de gravar um papo e lógico que oportunidade como esta eu não dispenso.

Agendamos para a noite de terça-feira, o clima estava propício para a cerveja que foi apresentada.

Como não poderia deixar de pontuar, ali, neste endereço da rua Rocha Pombo, foi onde comprei uns dos primeiros growlers, em especial o meu primeiro de dois litros.

Como o próprio Juliano disse, ele só tem cara de brabo, mas é gente boa. :)

Foi daqueles papos que só paramos de gravar para deixar mais assuntos para outras publicações.

Obrigado por compartilhar sua experiência com todos nós.


#papocombera

Quem deseja conhecer um pouco mais a respeito da escola belga ou de forma geral sobre cerveja, esta convidado, visite a Monde Hop no Juvevê e fale com o Juliano.

domingo, 17 de junho de 2018

Inimitáveis Viventes

Uma noite de quinta-feria em pleno outono gelado em Curitiba, nos reunimos na Growlex para conversar, eu o Rafa e o Casal Inimitável, o Fábio e a Rúbia.
O motivo principal da conversa foram os presentes de dia dos namorados, mas com eles vieram outras histórias e muito papo.

Um casal que sabe somar e compartilhar a vida!


segunda-feira, 11 de junho de 2018

Anacrônica Cervejaria

Foi num belo sábado ensolarado, em pleno outono curitibano que visitei a fábrica da Cervejaria Anacrônica.

Alguém ainda vai descobrir qual o motivo dessa vocação do bairro Hauer para ser o berço de tantas cervejarias.
O interessante desta questão é que isto se dá de forma orgânica, sem o planejamento. Quem sabe logo descubram o segredo desta região da cidade!

A família cervejeira me recebeu nesta bela manhã disposta a contar toda a história da empreitada no mundo cervejeiro, foram várias histórias, vários momentos que foram surgindo em meio a tantas memórias que mesmo após ter dado por encerrada a gravação da conversa decidi acionar a camêra mais duas vezes. Meu agradecimento pela atenção e ótima recepação ao Alcídes Stavis Júnior, a Janete Stavis e a Juliana Stavis.



quarta-feira, 6 de junho de 2018

Falando em Colecionar

Hoje, recebi o link indicado por uma amiga cervejeira, ela enviou após assistir o vídeo do post passado, a respeito das coleções.
Confesso que gostei da indicação!

Meus parabéns a @biasommelier.

Link do texto da Bia Amorim, A FRENESI DO DESENCANTO CERVEJEIRO

sexta-feira, 1 de junho de 2018

Papo de Cervejeiro e Colecionador

Tudo bem! Um na maioria das vezes se confunde com o outro.

Muitos cervejeiros são colecionadores. Eu particularmente, comecei a colecionar copos quando entrei no mundo da cerveja artesanal, logo junto com os copos, as bolachas. Quando comprei o meu primeiro growler comecei a colecionar as tags e assim foi, colecionando várias coisas relacionadas as cervejas.


sexta-feira, 25 de maio de 2018

Inauguração da Funiculi na Mateus Leme

Uma quinta-feira quente neste outono gelado curitibano!

Foi assim que transcorreu a noite do dia 24 de maio de 2.018 na rua Mateus Leme número 1.098 no bairro Centro Cívico.

Estreiando com o, formato do evento desenvolvido pelo Chef Dudu, pizza na calçada, com o intuito de trazer aqueles ares de liberdade da boa gastronomia livre das quatro paredes.



quinta-feira, 10 de maio de 2018

Regina Sour - Bodebrown

Desde sempre tem mulher no mundo cervejeiro!


Fiquei surpreso quando vi no histories o lançamento desta cerveja da Bodebrown, "uma homenagem a funcionária mais antiga" como disse o Samuel.

A Regina Miranda, gerente comercial faz parte da história da Bodebrown, trabalha com o Mestre Cervejeiro Samuel Cavalcanti, fundador, a mais de 18 anos. Neste percurso de trabalho, suor, alegrias, vitórias e aprendizados.

Fiquei feliz com o aceite da parte da Regina e do Samuel quando propus fazer este registro desta bela homenagem, ambos prontamente se dispuseram a participar realizando um bate papo informal.

Hoje o papo fica por conta dos vídeos.

Senta, que tem muita história!

Um feliz dia das mães a todas as mulheres, em especial as mães cervejeiras!


Se quiser assistir ao vídeo, de 1 hora, da conversa com o Samuel
 clique no link para assistir na página do Facebook, se preferir
assistir em capítulos a conversa foi dividida em 4, logo abaixo.






sábado, 5 de maio de 2018

Growler Experience

Tap List
O motivo de registrar memórias, histórias que agregam valor é o que me motiva neste projeto.
Fazer o que faço com prazer, conversar, conhecer lugares, pessoas e cervejas artesanais. Fácil somar a isso o número de histórias que ouvi, que contei e tantas que foram vividas contando e ouvindo os casos e histórias enquanto bebia boas cervejas. Considero oportuno iniciar o registro de algumas destas histórias.

Através da indicação do amigo Daniel Castanhal, conheci duas beer stations novas em 2017, dessas visitas surgiu a amizade que teve o laço estreitado no decorrer de várias cervejas consumidas, outras tantas novas amizades surgidas e muitas histórias compartilhadas.

Isto tudo acontecendo simultaneamente com o início da minha experiência com a aquisição do meu primeiro growler.

De início, um e-comerce com 20 unidades de growler para vender. Um sonho que começou a ser realizado e assim foi tendo início a marca Growlex, uma mistura de vários sentimentos bons, sonhos que nem foram sonhados por completo, pois na melhor expectativa que se imaginasse, ficaria longe do que já está concretizado hoje. A família só soube da existência da loja física após os primeiros meses de funcionamento.

Agora vamos ao vídeo da conversa com o Rafa contando um pouco da história.



Esta é a loja Growlex do Bacacheri.

Vista da vitrine por dentro da loja

Golden Tap

Na fila para plugar na Golden Tap

Enchedora de contra pressão

@growlexgrowler   @growlexaltodaxv  @growlexstafelicidade

quarta-feira, 2 de maio de 2018

Pizza na Calçada

Nem só de Santa Felicidade vivem os ítalo-curitibanos.

Na rua Myltho Anselmo da Silva, número 1.439 no bairro Mercês encontrei o interessante evento orquestrado pelo Chef Dudu Sperandio, no melhor estilo italiano.
A liberdade de comer na rua em frente ao restaurante Funiculi, desfrutando do clima agradável que o dia ofereceu. Famílias com crianças, jovens casais, o tradicional público curitibano.
A proposta vai além da culinária italiana, a proposta da casa criada pelo Chef Dudu é apresentar o amor pela cultura italiana.


No último domingo de abril, dia 29, foi o último evento da pizza na calçada no endereço do bairro Mercês. Em breve o evento passará para um novo endereço que foi projetado e está sendo preparado para receber um número maior de pessoas, com uma estrutura maior, com novidades a caminho.
Sendo assim, fiz questão de prestigiar este último dia no endereço da rua Myltho Anselmo da Silva e registrei uma breve conversa com o Chef Dudu Sperandio.



@dudusperandio

quinta-feira, 26 de abril de 2018

Entelequia

Do mundo das ideias para a ação, iniciou a existência. Conversa com o Leandro e o convite para ele embarcar neste tour. Senta, que lá vem história!